declaração completa ou Simplificada?
Entenda a melhor escolha no seu Imposto de Renda.
como pagar menos ou restituir mais irpf?

Muitas pessoas acreditam que a declaração completa (por Deduções Legais) é adequada apenas para quem possui rendimentos muito altos, no entanto ela é vantajosa para quem tem muitas despesas dedutíveis, como médicas, educacionais, com dentistas, hospitais, clínicas, laboratórios, plano de saúde, pensão alimentícia e previdência complementar (PGBL/FAPI).

Essas despesas podem ser do titular, dependente ou alimentando,

e há regras específicas para sua inclusão. Por exemplo, despesas com escolas regulares podem ser deduzidas, mas cursos de inglês não. Outro ponto importante é a inclusão de dependentes, todavia pode resultar em um abatimento de R$ 2.275,08 por cada um. Apesar disso, é necessário analisar se incluir dependentes é favorável, especialmente se eles possuem rendimentos, ou seja, valores recebidos que, somados aos do titular, aumentem a alíquota do IR.

Realizar todos os lançamentos de despesas

no programa do IRPF é fundamental para decidir entre Deduções Legais ou Desconto Simplificado. Lembre-se de que todas as despesas precisam ser comprovadas e guardadas até cinco anos, afinal a Receita Federal pode solicitar esses comprovantes para esclarecimentos. Em conclusão, não existe regra de qual opção é a melhor para o seu Imposto de Renda e sim uma análise dos seus rendimentos e despesas em conjunto com a simulação no programa.

continue
tem muito mais no próximo post!
compartilhe
fale

conosco

através dos canais de atendimento abaixo

Atualização do valor do Imóvel no IRPF